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07/10/2015

Como a castanha-do-pará pode transformar e turbinar seu cérebro: leia e adote!

Rica em gorduras mono e polisaturadas, capazes de reduzir os níveis de colesterol ruim do sangue e aumentar o bom colesterol, a castanha-do-pará tem alto teor proteico, é ótima fonte de energia e ajuda no combate os radicais livres, que previne o desenvolvimento de câncer e doenças cardiovasculares.

Além disso, o fruto contém minerais como fósforo, cálcio, magnésio, potássio, zinco, manganês e cobre e melhora o sistema imunológico, equilibra a atuação dos hormônios da tireoide e é um poderoso antioxidante natural. Além de ser boa opção por quem faz dieta, por garantir saciedade, a castanha-do-pará pode até ser usada para esfoliar a pele.
Mas os benefícios da castanha-do-pará não param por aí, já que ela pode transformar e turbinar seu cérebro. Uma pesquisa realizada recentemente pela Universidade de São Paulo (USP) indicou que o consumo diário do alimento pode ajudar idosos que apresentam problemas cognitivos.
O estudo, conduzido por Bárbara Rita Cardoso, contou com 20 voluntários acima de 60 anos que apresentavam deficiência de selênio. Eles foram divididos em dois grupos, um que não consumiu e outro que consumiu apenas uma castanha-do-pará por dia durante seis meses.
Segundo Bárbara, os pacientes que consumiram o fruto apresentaram melhor desempenho em testes cognitivos quando comparados com os pacientes que não consumiram. A pesquisadora aponta que o resultado mostra que reverter a deficiência de selênio com um alimento pode ser uma estratégia simples para reduzir o risco para a doença de Alzheimer.

Como consumir castanha-do-pará

Por possuir alto teor de gordura, a castanha-do-pará fica rançosa facilmente. Se conservada na geladeira, ela pode durar até cinco meses. Em locais arejados e secos, seu sabor é preservado por até três meses.
Vale ainda lembrar que, por causa de seu valor calórico alto, deve ser consumida com moderação, limitando a uma a duas castanhas-do-pará por dia. Se optar pela versão em óleo, saiba que uma colher de sopa tem cerca de 90 calorias. Para transformar o fruto em aliado da dieta, saiba como consumir seu leite e sua farofa de forma saudável.

Fonte: bolsademulher.com